top of page
  • Foto do escritorDr. Elizeu Neto

Por quê estamos dormindo tão mal?

Atualizado: há 4 dias


Nunca dormimos tão mal. Essa é uma realidade constatada todos os dias no consultório. Muitos pacientes que atendo admitem fazer uso de algum remédio indutor do sono porque relatam dificuldade para ter uma boa noite de descanso.


Essa prática comum e indiscriminada pode camuflar um problema maior: as pessoas estão se automedicando sem tratar a causa real dos distúrbios do sono.


É comum, por exemplo, ouvir um idoso falar que dorme pouco e acaba acordando 3h da manhã, sem conseguir adormecer novamente. Mas se ele foi dormir às 21h a quantidade de sono foi a necessária pro seu descanso. É apenas uma falsa impressão que está dormindo pouco.


A necessidade de sono reduz ao longo da vida. Um bebê recém-nascido passa parte do seu dia dormindo porque precisa dessa quantidade de horas para se desenvolver. Já um idoso dorme em média de 6 horas por noite.


A respeito de reais problemas do sono temos a ansiedade como uma das principais causas. Se o paciente não buscar o tratamento adequado irá acumular dois problemas: a dependência do indutor do sono e a ansiedade que continuará a existir.


É muito importante cultivar a higiene do sono, criando estratégias para dormir mais e melhor. Reduzir o uso de bebidas estimulantes, como cafeína e álcool, evitar comidas pesadas durante a noite, ter horários fixos pra dormir são algumas ações que ajudam nesse processo.


Evitar o uso de celular ou luzes pelo quarto que também atrapalham na produção de melatonina( o hormônio do sono). O ambiente acolhedor e confortável é fundamental para o bom relaxamento do corpo e da mente.


Se você utiliza de todos esses cuidados para ter uma boa noite de descanso e ainda assim está dormindo mal é preciso investigar a causa da sua insônia. E você? Como tem dormido? Me conta aí nos comentários👇🏻👇🏻

39 visualizações0 comentário
bottom of page